Viana do Castelo

Uma cidade que se deixa influenciar pelo o ambiente que a rodeia, popular pelo artesanato regional, pela gastronomia e pelas tradições que nascem da sua ligação com o rural, o mar e o rio lima. A Dona Emília Casa de hóspedes está situada no coração desta cidade, numa casa centenária que se abre ao mundo. É com naturalidade o alojamento ideal para iniciar, sentir e viver Viana do Castelo (e norte de Portugal) em toda a sua plenitude.

Viana do Castelo é dos destinos mais interessantes do Norte de Portugal para visitar, explorar e praticar diferentes tipos de atividades de natureza e culturais ou simplesmente um destino para abrandar o ritmo da vida e relaxar.

Viana do Castelo fica entre o estuário do rio Lima, as colinas da encantadora região do Alto Minho e o Oceano Atlântico. Tem um centro medieval com bairros antigos e ruas estreitas com edifícios históricos e de arquitetura contemporânea. No centro da cidade, a Praça da República é uma das praças mais bonitas de todo o país, onde se situa a Dona Emília Casa de hóspedes com vistas privilegiadas para o Chafariz, para a igreja da Misericórdia e para o Museu do Traje de Viana do Castelo. Ainda no centro pode visitar o Museu Municipal de Cerâmica, o Museu de Arqueologia e o Museu no Navio Gil Eannes, situado na doca da cidade, um navio hospital que serviu os pescadores e que nos mostra um pouco da história piscatória da região. Viana do Castelo é também conhecida pela doçaria de base tradicional e pela gastronomia local. A pouca distância, a pé ou de bicicleta pode usufruir dos jardins da cidade, visitar a Ponte Eiffel ou a praia fluvial do Rio Lima onde também se praticam desportos de rio tais como Pesca, Remo, Vela, Canoagem, Stand Up Paddle, etc. Uma viagem de funicular permite-lhe conhecer o mais importante miradouro da cidade e visitar o Templo de Santa Luzia (a santa da visão) e aí contemplar as vistas panorâmicas da cidade que a National Geographic classificou como uma das mais belas vistas do mundo. Ainda na colina de Santa Luzia pode visitar a Citânia (vestígios de uma civilização pré-romana). Para norte ou para sul vai encontrar várias praias com diferentes ecossistemas e com a classificação internacional de bandeira dourada. Toda esta costa tem agora novas infraestruturas com condições excelentes para realizar O Caminho de Santiago pela costa; a pé, de bicicleta ou a cavalo e lado a lado com as belas paisagens do Oceano Atlântico. Estas praias do norte de Portugal são também conhecidas pelas suas condições perfeitas para a prática de desportos aquáticos como Surf, Bodyboard, Longboard, Kitesurf, Windsurf, Mergulho e Pesca submarina, etc.